
História
Em 2002, Arjen Hoekstra, enquanto trabalhava no Instituto UNESCO-IHE para a Educação sobre a Água, criou a pegada hídrica como uma métrica para medir a quantidade de água consumida e poluída para produzir bens e serviços ao longo de toda a sua cadeia de abastecimento.
O interesse pela pegada hídrica cresceu rapidamente após a sua introdução na literatura acadêmica. Em 2007, as empresas, em particular as empresas alimentares e de bebidas, como a Unilever, a SABMiller, a Heineken, a Coca-Cola, a Nestlé e a Pepsico, tornaram-se cada vez mais conscientes da sua dependência da água e dos riscos relacionados com a água que as suas empresas enfrentam.
Em 2008, Hoekstra, professor de gestão da água na Universidade de Twente desde 2005, juntamente com os principais intervenientes globais das empresas, da sociedade civil, de organizações multilaterais e da academia, fundou a Water Footprint Network com o objectivo de reunir algumas das mentes mais brilhantes comprometidas para demonstrar como a Avaliação da Pegada Hídrica pode nos ajudar a superar os desafios do uso insustentável da água.
A Water Footprint Network, acredita que o uso sustentável de água doce é uma base crítica para vidas saudáveis e um planeta saudável. À medida que a nossa sociedade de consumo cresce e a pressão sobre a nossa oferta limitada aumenta, começa a corrida para repensarmos e, em última análise, transformarmos a forma como utilizamos e gerimos a água.
Obtenha um resumo do impacto do seu estilo de vida diário. Compare quanta água é usada para fazer uma variedade de produtos para que você possa optar por reduzir sua pegada hídrica. Para quem quiser saber mais, a pegada hídrica verde, azul e cinza mostra a fonte de água consumida e o volume de água doce necessário para a assimilação dos poluentes.