Ucrânia: “resolver problemas com exportações agrícolas é prioridade do Ministério da Política Agrária”
O Ministério da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, com os portos bloqueados, está a tentar aumentar a exportação de produtos agrícolas para 1,5 milhão de toneladas por mês, garante Taras Vysotskyi, primeiro vice-ministro daquela pasta.
“A Ucrânia tem estado consistentemente entre os 5 maiores exportadores nos últimos anos. 90% das exportações ocorreram através dos portos de Odessa e Nikolaev. Na verdade, esses portos estão fechados há mais de um mês. Em Fevereiro, 150.000 toneladas de produtos agrícolas foram exportados por via férrea, e em Março, 300.000 toneladas. O potencial pode chegar a 1,5 milhão de toneladas. Há uma análise de todos os pontos, estamos a trabalhar para aproveitar todas as oportunidades”, disse o primeiro vice-ministro.
Assim, agora a principal tarefa do Ministério da Política Agrária é reorientar a logística das exportações, refere uma nota de imprensa do Ministério.
Por outro lado, Taras Vysotsky diz que “o inimigo destruiu seis celeiros”. “Em termos de consumo total, há perdas, mas não críticas. Temos comida mais do que suficiente, em termos domésticos, mais do que precisamos para o consumo anual. Mas, ao mesmo tempo, os agricultores precisam de ganhar dinheiro para continuar a semear, precisam de vender o produto para alimentar os animais e apoiar o sector”.